Logo Cancella

História da Cancella

1985 - Sócio Fundador

Inicio das atividades do Sócio Fundador Sr. Danton Cancella em atividades de infraestrutura. Trabalhando com um dos primeiros portes de sistema operacional UNIX da AT&T para equipamentos da linha Intel 286, Era o sistema operacional MS/Xenix, com atividades de instalação e desenvolvimento de aplicativos em linguagem “C” para este ambiênte.

1988

Assumiu as atividades de Analista de suporte a Marketing para a Empresa Medidata Informática S/A, na época a reserva de mercado no Brasil exigia que equipamentos de informatica não poderiam ser importandos. Promovendo atividades de palestrante sobre novas tecnologias, homologação de novas soluções e migração de sistemas executando em superminis para sistema operacional SCO/Unix.

1990 - Ingresso na iniciativa privada

Fundou a primeira Empresa para atuar na iniciativa privada no mercado como especilialista Unix, trabalhando com sistemas operacionais SCO/Unix, Digix, Edix, SOX, etc. Prestando treinamentos e palestras foi um grande impulsionador no processo de Down Size de empresas de todos os portes.

1994 - Nasce a Cancella informática

A partir da cisão societária da empresa Unitech Consultoria e Suporte fundou a Empresa Dez Informática que mais tarde teve sua denominação social alterada para Cancella Informática. Durante este período o mercado se ajustava com várias vertentes de sistemas Unix, como IBM/AIX HP/UX dentre outras vertetes.

1996

A Cancella informátia estabeleu sede em um importante centro empresarial de Belo Horizonte o edifício Mirafiori, suportando sistemas operacionais UNIX, como parceiro da Domini Treinamentos (IBM) se fortaleceu com serviços de treinamentos ao sistema operacional AIX para equipamentos RS/6000 em todo o território nacional.

1999

Atenta as constrantes mudanças do mercado as áreas de atuação da Cancella Informática foram se ajustando as novas realidades, com atividades de integração de ambientes como serviços de suporte e divulgação de sistemas UNIX, Linux e Windows.

2003 - Inicio da virtualização

Com o lançamento de equipamentos Power4 e Power5 da IBM, o ambente virtualizado de equipamentos mid-range de alta performance se consolidou no mercado, a Cancella Informática foi pioneira na prestação de serviços de implementação e treinamento destes ambientes.

2010 - Consolidação da virtualização

O ambiente virtualizado se tornou uma realidade no mercado, mostrando que a consolidação de servidores físicos representavam grande economia de recursos de capital (Capex/Opex) na praticidade das operações e gerenciamento de infraestrutura o aparecimento de datacenters se consolidou, com o uso de sistemas de virtualização como VMware, PowerVM, KVM, Hyper-V, Citrix, etc.Unidades de armazenamento, servidores de alta densidade, aperfeiçoamento de sistemas em redes, internet, foram e são os grandes impulsionadores desta tecnologia.

2016 - Sistemas em nuvem

Como consequencia natural da virtualiação, o ambiente em Nuvem é a grande realidade no mercado de infraestutura. Hoje a Cancella Informática tem um portifólio de produtos que se adequa a esta realidade com foco em redução de custo, segurança, replicação, ambiente de alta disponbilidade e disaster recover. Com foco em serviços e produtos para este ambiente e com a grande experiencia adquirida no decorrer dos anos temos condições ideais para auxiliar as pequenas, médias e grandes empresas nesta jornada de se adequar ao ambiente em nuvem. Com parcerias estratégias com HPE, IBM, SoftLayer, VMware e Veeam podemos proporcionar segurança na convergência dos ambientes para a perfeita usabilidade da TI moderna.

2018 - Consolidação dos sistemas em nuvem

Com a crescente adoção de sistemas em nuvem, novas soluções e aplicações foram desenvolvidas no mercado possibilitando um desenvolvimento ágil e com novas metodologias, podendo destacar as startups com soluções inovadoras como contas digitais, soluções SaaS cada vez mais abrangente com necessidade de rapidez no processo de implantação e agilidade nas atualizaçãoes on-line, fortalecendo ainda mais a soluções em nuvem e ambiente hibrido onde é possível balancear os custos de soluções on-premisse e cloud simultaneamente

2020 - Este foi o ano de soluções inovadoras de rápida modificação em vários ambientes

Pandemia acelerou o processo de transformação na TI, trabalhos em home office modificou a forma e a aceleração de formas inteligentes e de segurança para os acessos remotos, um momento disruptivo na transformação digital das companhias, que passaram a investir mais em soluções colaborativas para escalar a produtividade.

Embora a solução em nuvem tenha evoluído de forma significativa os problemas de custos e segurança também ganharam notoriedade, novos mecanismos foram criados para a proteção de mudança de comportamento dos dados e proteção por backup seguro e análise de custos chamados de FinOps.

2023 - On-premisse x Cloud

Como novas tecnologias impactam em novas soluções também trazem novos problemas, algumas questões ainda premeiam os gestores de TI e CIOs

  1. Repatriar os ambientes para on-premisse por questões de custo ?
  2. Redução de custos e agilidade na operação para uma migração para cloud mais consiente ?
  3. Mão de obra especializada para realizar estas mudanças com segurança é um grande problema atual
  4. FinOps é a bola da vez
  5. Internet das Coisas IoT banda larga 5G
  6. Inteligência artifical e assistentes virtuais
  7. Soluções HCI - VSAN e Storages inteligentes

2024 - Uma época de decisões que irão modificar as formas que as Empresas e as aplicações corporativas trabalham

O grande desafio para as Empresas que mantém um parque computacional tradicional é a questão migrar ou não migrar.

Realizar a operação lift and shift não reduzem o custo e só aumentam, por isso a discussão de repatriar as operações, o custopode ser muito maior !

A discussão é sempre em modernizar as aplicações, mas como realizar esta operação com o menor custo possível e modernizar as aplicações ?


Um bom começo é criar um ambiente hibrido, onde as aplicações críticas e de missão crítica fiquem no ambiente on-premisse e o DR em cloud.

Como sempre digo, não é possível dar um "cavalo de pau" com um transatlântico, por isso um planejamento eficaz e de proteção deve ser adotado.

Com o tempo ir modernizando e programando o investimento de forma gradual, chamo de "cloudificar" a própria Empresa, isso é uma jornada e não uma virada de chave.


Temos várias soluções para ambiente on-premisse e planejamento eficaz

  1. Aumento da vida útil dos equipamentos
  2. Planejamento da jornada e validação de custos para uma experiencia em Cloud bem sucedida